terça-feira, 12 de março de 2013

CONHEÇA A CASA GODOY


Um dos últimos remanescentes do estilo art nouveau em Porto Alegre, a Casa Godoy embeleza a avenida Independência desde 1907.
Seu proprietário original, o médico Jacintho Godoy, era figura ilustrada e conhecida, e a casa tornou-se o ponto de encontro de notáveis da sociedade portoalegrense no período de 1939 a 1959.
"Sua construção usou tecnologia importada, com elementos ornamentais de alvenaria e ferro consoantes com os pressupostos do estilo. O projeto foi detalhado em minúcia, desde o desenho dos adornos até a escolha dos materiais empregados nas esquadrias, forros, paredes e mobiliário, constituindo um todo integrado de estilo notavelmente coerente. "
O projeto do arquiteto alemão Hermann Menschen conta com três pavimentos, distribuídos em 719,39 m² de área construída.
No térreo ficava o consultório de Jacintho Godoy, interligado à traseira do casarão que incluía cozinha, sala anexa e pátio de fundos. No segundo piso um corredor interliga os dormitórios e o banheiro. Na frente foram estabelecidos o gabinete e a sala de visitas, e nos fundos uma sala de jantar, sala de fumar e sala de música, que se abrem todas para um avarandado com balaustrada de ferro ornamentada. Notáveis são as pinturas murais decorativas nos espaços nobres, os vitrais e o mobiliário remanescente.

Tombada em 1996, a Casa Godoy é um dos casarões da Independência. Nela fica, desde 1998, a Coordenação da Memória Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e a Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural.

Curta o seu bairro! Envie suas fotos da região!

Nenhum comentário:

Postar um comentário