Representantes de associações de bairro e da comunidade participaram da reunião da audiência pública sobre o Anteprojeto de Lei de Consolidação, Delimitação e Criação de Bairros promovida pela Prefeitura, na segunda-feira, 5 , na Câmara Municipal de Porto Alegre. A reunião foi coordenada pelo secretário do Planejamento Municipal, Márcio Bins Ely, que destacou “a importância da participação dos agentes envolvidos e do Conselho do Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) na gestão democrática da proposta”.
A arquiteta Gládis Weissheimer, do Grupo de Trabalho Bairros, explicou que o anteprojeto de lei, elaborado pela Secretaria do Planejamento Municipal, visa “facilitar o mais amplo reconhecimento dos limites pela sociedade, sejam moradores, usuários ou prestadores de serviço por meio uma descrição mais precisa que a atual”. A partir de sua aprovação, todas as descrições estarão consolidadas numa única lei, com redação clara e padronização, além de agregar a representação gráfica respectiva em mapa por meio de coordenadas geográficas, eliminando sobreposições e divergências de interpretação.
O anteprojeto corrige, atualiza limites e sugere criação de bairros em partes da cidade que não têm nome oficial.
A coordenadora do Grupo de Trabalho Bairros, Inez Pavlick, destacou a necessidade de “atualizar a lei, pois a maior parte dos bairros foi criada em 1959”. A seguir, detalhou os ajustes sugeridos para os limites de 14 bairros: Anchieta, Boa Vista, Humaitá, Jardim Floresta, Jardim Itu, Jardim Lindóia, Jardim São Pedro, Marcílio Dias, Navegantes, Passo da Areia, São Geraldo, São João, São Sebastião e Vila Ipiranga. Inez Pavlik também explicou as razões técnicas da manutenção dos limites de outros cinco bairros: Arquipélago, Cristo Redentor, Farrapos, Higienópolis e Santa Maria Goretti.
Após a exposição, a comunidade apresentou propostas, conforme as normas do regulamento. Todas as considerações e proposições devem ser apresentadas por escrito e protocoladas durante as audiências públicas ou na Secretaria do Planejamento Municipal até o próximo dia 26 de março. Outras informações sobre a Audiência Pública, o texto da lei e os mapas do anteprojeto disponíveis no site www.portoalegre.rs.gov.br/spm, nos Centros Administrativos Regionais (CARs) e na biblioteca da Secretaria do Planejamento Municipal, na avenida Praia de Belas, 2244, 6º andar, telefone: 3289 8612. As informações também podem ser obtidas no Fala Porto Alegre por meio do fone 156.
Matéria extraída com alterações do site da Prefeitura de Porto Alegre
Prezado Diônio Roque Kotz
ResponderExcluirMeu nome é Igor Corrêa Pereira, sou blogueiro e técnico da UFRGS. Estou me reunindo com uma equipe de outros amigos blogueiros de Porto Alegre, e estamos planejando a concepção de um blog de notícias e opinião sobre a capital gaucha. O blog se chamará Compartilha PoA, tendo como objetivo compartilhar fatos, fotos, vídeos da Porto Alegre vista e vivida pelas pessoas.
Esta iniciativa é uma ação direta de democratização da comunicação sem fins lucrativos. Estamos procurando parceiros interessados em construir esse projeto. Quando vi o blog da AMABI, percebi com entusiasmo que tem tudo a ver com nossa proposta. Por isso o motivo do contato é convidar o idealizador deste blog para colaborar com o Compartilha PoA.
Nossa equipe até agora é formada pelos seguintes colaboradores:
Igor Pereira (este que vos fala http://www.igordefato.blogspot.com)
Marcelo Bento (secretário de comunicação da FEGAM)
Helenira Lopes (blogueira http://helenira.blogspot.com/)
Priscila Rodrigues (jornalista)
Isadora Pisoni (blogueira http://ilegalimoraleengorda.blogspot.com/)
Tiago Morbach (estudante de jornalismo e editor do blog http://ujsgaucha.blogspot.com/)
White Jay (arte educador, apresentador do Programa Hip Hop Sul da TVE http://psiquiatradarima.blogspot.com/)
Silvana Conti (educadora e coordenadora da UBM http://profsilvanaconti.blogspot.com/)
Reforço o convite de colaboração com o Compartilha PoA. A ideia é criar uma rede de blogueiros capaz de incidir diretamente na democratização das informações sobre Porto Alegre.
Conto com o retorno e agradeço antecipadamente.
Abraços
Igor Pereira
Fone 8541 8314